segunda-feira, 29 de junho de 2009

I Seminário Interno Da Casa da Criança


Acreditando na importância da constante capacitação a E.M.I Casa da Criança vem desenvolvendo momentos de estudos na escola envolvendo o grupo de profissionais do educandário. As temáticas trabalhadas são escolhidas e apresentadas pelas educadoras da escola, que em forma de seminário apresentam as conclusões sob suas leituras e experiências.

No último sábado, 27/06, aconteceu o Primeiro Seminário interno da escola, que contou com as seguintes temáticas: “A literatura na Educação Infantil” – promovido pela professora Miriã Rodrigues e “A alfabetização matemática” promovido pela professora Débora Santos.

O trabalho sobre a literatura infantil reforçou a necessidade de as contações de histórias acontecerem diariamente, bem como a utilização de diferentes gêneros textuais. Já o debate em relação à alfabetização matemática, ressaltou os jogos como um importante recurso para a elaboração de conceitos matemáticos desde a Educação Infantil.

Foram momentos de discussão, socialização e valorização dos profissionais da escola, que resultaram em construção de novos conhecimentos e reflexão sob a prática pedagógica desenvolvida na escola.

Após o seminário o grupo se reuniu no restaurante Caravelas para um almoço de integração que marcou o encerramento do primeiro semestre.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Preservando o Meio Ambiente na Casa da Criança.




De 27 de maio a 06 de junho está acontecendo a XI Semana do Meio Ambiente de Ijuí. A Escola Municipal Infantil Casa da Criança, com o objetivo de buscar uma conscientização solidária em favor de um meio ambiente mais saudável, vem desenvolvendo juntamente com os pais, crianças e educadoras uma rica programação. Durante este período aconteceu um passeio, na quarta-feira dia 27/05, aos arredores da escola, para a observação e coleta do lixo encontrado, em seguida foi montado um painel coletivo como registro. Foi realizada na sexta-feira dia 29/05 a contação de história com a literatura “Vamos Abraçar o Mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que fala sobre a importância da preservação do meio ambiente e como os seres humanos devem viver em harmonia com a natureza, reaproveitado tudo através da reciclagem e economizando todo o tipo de energia existente no planeta.

Além dessas atividades já realizadas, nesta semana será trabalhada outras literaturas, poesias, músicas que envolvem a questão da preservação; plantio de uma muda de árvore no pátio da escola; confecção de mini-hortinhas em floreiras e palestra para os pais sobre o tema “A importância da Educação Ambiental na Educação Infantil”, com a professora Cássia Cozer. Ressaltando que este trabalho reforça o que é realizado durante o ano com as crianças e conforme o PDE proporcionar uma maior integração da família com a escola, presando por um ambiente mais saudável.