segunda-feira, 25 de maio de 2009

PROJETO hORA DO CONTO

História:fantasia, melodia e prazer



JUSTIFICATIVA


Ler é fantasia, conhecimento, cultura e prazer. A literatura infantil abre portas para um mundo mágico, d3espertando o imaginário e proporcionando sorrisos, gargalhadas ou choros. Também é através das histórias que cada um vivencia os diferentes conflitos existentes em sua realidade e ampliar o universo de conhecimento e valores.

Por isso é fundamental proporcionar na escola momentos de contação de história, instigando o gosto pela leitura e formando futuros leitores.

Sendo assim, além das histórias diárias, acontece quinzenalmente a hora do conto com a organização de ambiente diferenciado, oportunizando á criança o contato com diferentes gêneros literários e formas de expressão, em que ela vivencie a magia e o encantamento de cada história.

OBJTIVOS:

· Desenvolver o gosto ela leitura, visando à formação de leitores;

· Despertar a curiosidade, a imaginação proporcionando momentos de descontração onde cada criança através da fantasia interaja no meio de forma lúdica e criativa;

· Proporcionar momentos de reflexão onde as crianças se questionem e reconheçam as diferenças, vivenciando os diferentes valores.

· Oportunizar as crianças um ambiente diferenciado, que desperte a curiosidade por novidades e que as educadoras demonstrem sua criatividade


sexta-feira, 22 de maio de 2009

E.M.I Casa da Criança








Um pouco de história

A E.M.I Casa da Criança é a escola infantil mais antiga do município que iniciou o seu funcionamento em 28 de fevereiro de 1971 como Centro de promoções Humanas da SIAM( Secretaria Ijuiense de Amparo ao menor).Neste período eram atendidas crianças entre dois a quatorze anos, com o objetivo de abrigar e dar comida à crianças carentes, as quais não tinham e necessitavam de alimento e de um lugar para passar o dia.

Em 31 de agosto de 1993, a Escola Municipal Infantil “Casa da Criança”, teve seu funcionamento decretado pelo então prefeito Gerson Ferreira, passando então a ser uma creche com atendimento à crianças de 0 a 5anos e meio, sendo coordenada pela secretaria da Assistência Social.

E em 1999, passou então a denominação de Escola de Educação Infantil Casa da Criança e a ser coordenada pela SMEC, hoje Smed, devido a exigência da Lei nº. 9394/96, a qual coloca a necessidade de professores com a formação mínima em Magistério para atuar na educação infantil, compreendendo que a criança precisa receber cuidados e educação conjuntamente.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Criança: vida e esperança



PROJETO 2009

CRIANÇA:VIDA E ESPERANÇA



JUSTIFICATIVA

Considerando que a criança é a esperança símbolo de um futuro melhor e justo, faz-se necessário que educadores de Educação Infantil, à considerem em sua totalidade com sabedoria e responsabilidade, garantindo, assim situações que vivenciem a infância de forma lúdica, prazerosa e que interaja com o meio. Os educadores devem proporcionar condições para que estas crianças se tornem transformadoras e criadoras de um ambiente saudável e adequado para o convívio em sociedade.


OBEJTIVOS:

  • Oportunizar, a partir da perpectiva de que a infância é um periodo fundamental para o desenvolvimento humano, situações que possam ser vivenciadas de forma prazersa, lúdica e mobilizadora de sentimentos e sensaçoes;
  • Proporcionar situações de aprendizagens e condições, através de ações desafiadoras.